02

Serviços

A Situare Arquitetura+Engenharia desenvolve projetos integrados para a construção civil, proporcionando uma visão global do empreendimento.  Elaboramos projetos arquitetônicos, geotécnicos, estruturais e instalações prediais.

Durante a concepção do projeto arquitetônico questões pertinentes às fundações, estrutura e instalações prediais são analisadas, garantindo economia, segurança e planejamentos eficientes. A equipe técnica da Situare é composta por arquitetas, engenheiros civis, engenheiros eletricistas, engenheiros de segurança do trabalho e técnicos especializados, profissionais atualizados, focados em novas tecnologias.

A Situare também elabora projetos de fundações, contenções, estruturas e instalações prediais integrados para projetos de arquitetura  elaborados por outros escritórios com a mesma qualidade e o mesmo compromisso.

O trabalho da Situare inicia-se no projeto arquitetônico, geralmente desenvolvido em 4 etapas:

Estudo Preliminar – O estudo preliminar é elaborado a partir da análise das necessidades do cliente, do terreno, dos espaços físicos existentes, dos fluxos e da legislação pertinente. Consiste em um projeto com a definição das linhas gerais da planta arquitetônica, do layout e dos materiais de acabamento empregados. Nesta etapa são discutidas todas as variáveis do projeto e das modificações a serem implementadas na fase posterior, o estudo é apresentado em planta baixa juntamente com a maquete eletrônica.

Anteprojeto – Apresenta as modificações sugeridas na fase anterior adequadas as normas técnicas e viabilidade construtiva. Nesta fase novamente são discutidos todos os ambientes e materiais de revestimento com o intuito de alterar os que ainda se fizerem necessários. Nesta fase é definida também a concepção estrutural e das instalações em geral, possibilitando uma compreensão mais exata da obra a ser executada. O anteprojeto é apresentado em planta baixa e maquete eletrônica.

Projeto legal – Após a aprovação do anteprojeto começa o desenvolvimento do projeto legal, o qual visa atender às exigências legais sendo submetido a analise e aprovação pelos órgãos públicos competentes.

Projeto Executivo – É também chamado de Projeto de Detalhamento. Começa a ser desenvolvido juntamente com o projeto legal, porém só é finalizado e entregue após a aprovação pelos órgão competentes, pois deve contemplar todas as exigências dos mesmos. Ele inclui, além das informações do projeto legal, projeto de forro, projeto luminotécnico, especificação e paginação de materiais de acabamento, detalhamento completo em escala conveniente das esquadrias,escadas, bancadas, corrimãos, brises, e demais elementos construtivos. Nesta fase é elaborado e entregue o Caderno de Especificações, com a relação completa de todos os materiais de revestimentos e sua indicação dos locais de aplicação.

As etapas do projeto de arquitetura podem ser contratadas de forma independente.